domingo, 18 de janeiro de 2015

MUDANÇA DE ESTRATÉGIA (Moto com problemas e retorno antes da hora)

10 de janeiro de 2015

De VILLA O'HIGGINS À CALETA TORTEL - quilometragem rodada no dia: 163 km (tudo rípio). Total da viagem: 1654 km, sendo 1017 no rípio.

1) Fizemos uma rota belíssima, como todas até aqui, do final da Carretera até Caleta Tortel. Trata-se de uma cidade peculiar toda construída em palafitas, com 7 quilômetros de passarelas de madeira, que criam caminhos e protegem suas casas multicores das águas do Rio Baker. Pegamos sensação térmica de 2 graus negativos pelo caminho, sob chuva incessante, que vem nos acompanhando desde o terceiro dia de viagem. Dezenas de cachoeiras descendo as montanhas nevadas.
2) Nossa intenção era passar duas ou três horas no máximo em Tortel e seguir para dormir em Cochrane. Mas a moto do Eduardo Arrivabene parou de funcionar logo na saída da barcaça que nos deixou em Puerto Yungay. Tivemos que empurrá-la até o cais porque o motor não pegava de jeito algum. Esperamos cerca de 1 hora e a moto aceitou a partida. Seguimos adiante e, novamente, na entrada de Caleta Tortel, ela voltou a apagar. Esse problema tem sido recorrente desde o segundo dia de viagem. Arrivabene havia falado para o gerente da MotoAventura que sua moto havia engasgado antes mesmo de sairmos de Osorno. O gerente garantiu que era falta de costume com o veículo, que estava revisado e 100% garantido. O fato é que a loja não tinha outra moto para substituí-la e, naquele momento, não imaginávamos que esse problema colocaria fim à nossa aventura motociclística no dia de hoje.
3) Fizemos uma boa caminhada pelas passarelas de Tortel e tentamos seguir adiante. Antes mesmo de completarmos o vigésimo quilômetro no caminho de Cochrane, a moto apagou novamente. Desta vez foram mais de três horas de tentativas infrutíferas para fazê-la funcionar. E nada! Reboquei a moto com uma corda até um ponto de ônibus protegido contra o vento, deixei Eduardo e voltei à Tortel para buscar socorro. Não consegui uma vivalma para fazer o resgate. Enquanto pedia ajuda desesperada para um turista numa caminhonete (haja vista a queda abrupta da temperatura durante esse período), Eduardo aparece pilotando a moto, trazendo atrás de si uma fumaça negra expelida pelo escapamento. Bastou chegar para que o motor apagasse e não mais voltasse a funcionar.
4) Entramos em contato com a MotoAventura e ficaram de nos buscar em Tortel. Uma caminhonete estava vindo fazer o resgate de outra moto (BMW GS1200) acidentada em Puerto Guadal (a 220 km) e se deslocaria para nos socorrer, vindos da Argentina. A previsão é que era triste. Teríamos que esperar até a noite do dia seguinte (dia 11). Para quem pensava em passar apenas duas horas na cidade, essa longa espera foi um teste de paciência.
Emoções à parte, vamos às fotos de hoje:

Nossa cabana em Vila O'Higgins

Cachoeira nas bordas da rodovia

Chegando em Caleta Tortel

Caleta Tortel

Dia 11 de janeiro de 2015

FAZENDO AMIGOS EM CALETA TORTEL, ENQUANTO O RESGATE NÃO VEM - SEGUINDO PARA DORMIR EM COCHRANE, DEPOIS DAS 20H30. 132 km no rípio de caminhonete.

1) Pela primeira fez na minha vida compartilhei um espaço num albergue. Ficamos juntos com 4 jovens ciclistas estrangeiros: 3 chilenos e 1 holandês. Papo gostoso durante a noite, diante da lareira, com sensação térmica de 6 graus abaixo de zero. Adorei a experiência, mesmo considerando a concorrência pelo único banheiro.
2) Nesta mesma noite conhecemos o Túlio, ciclista brasileiro de BH, que pedalou 112 km ontem no meio da chuva para chegar até aqui. Dormiu no mesmo albergue, mas em outro quarto compartilhado.
3) O resgate chegou com Cristian e Jorge, por volta das 20h30. Vieram nos pegar antes da moto acidentada. Seguimos para dormir em Cochrane e chegamos depois da meia-noite.

Com Elbio e Ernan, motociclistas argentinos
Com Peco, ciclista chileno de 23 anos,
 que nos garantiu internet, compartilhando seu celular como roteador wi-fi

Com Túlio, ciclista solitário de BH, tomando vinho para encarar o frio

Dia 12 de janeiro de 2015

COCHRANE - PUERTO GUADAL - COYHAIQUE - 382 km rodados de caminhonete.

1) Apesar de todos os pesares, a aventura continua. Eu estaria muito chateado se não tivesse completado a Carretera Austral em sua integralidade. Mas esse objetivo foi alcançado!
2) Saímos de Cochrane e fomos resgatar a GS 1200, acidentada em Puerto Guadal (no caminho de Chile Chico, fronteira com a Argentina). O problema é que a caminhonete só leva  2 motos e existem 3. Por conta disso, Eduardo pegou a minha moto (que está ótima) e veio pilotando nesse trecho de Puerto Guadal até Coyhaique. A moto acidentada seguirá de Coyhaique num caminhão; as nossas na própria caminhonete que nos resgatou.
3) Resolvemos pegar um voo para Puerto Montt e de lá um ônibus para Osorno. Não dá para suportar mais dois dias inteiros apertados dentro de uma caminhonete. É dose para elefante!

A face da frustração em parar a viagem neste ponto